Páginas

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

O Cineasta e os auto-retratos infantis

A TV 5, rede de televisão francesa, é uma das referências quando se fala de televisão pública estatal. Dessa vez, ela se superou.

Um cineasta, Gilles Porte, é o responsável pelo projeto Portraits - Autoportraits, uma filmagem de autoretratos feitos por crianças de 03 a 06 anos. Em filmes curtos, de pouco mais de um minuto, foi registrado todo o processo: cada um, individualmente, pega uma caneta preta e se desenha em um vidro, que depois ganha pequenos movimentos. A animação ficou por conta da École des Gobelins.

Para a realização dos vídeos, foram selecionadas 80 crianças, dos 5 continentes e de mais de 20 países. A intenção é festejar os 20 anos de ratificação da Convenção Internacional dos Direitos da Criança.  

 O interessante é notar a relação artística, de representação de si mesmo que cada uma das crianças constrói no vidro, sem intervenção externa. Desenhos elaborados, monstros, bolas, brincos, enfim, um punhado de coisas que fazem parte do nosso imaginário infantil se traduzem em autoretratos, naquela visão ingênua que cada criança (e adulto também), tem de si mesmo e nem sempre tem coragem de expôr.


Indicações à seguir:



Fonte: Bravo! Online - Blog do Armando

Endereço do Site do Projeto: Portraits - Autoportraits

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br