Páginas

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Atraso de Vida e Catracas Contemporâneas

Quando eu entrei na USP, um dos temas de redação (não lembro se foi um dos que eu treinei ou se foi o da prova mesmo) tratava sobre as catracas da vida contemporânea. Elaborado de forma figurada, o texto da proposta fazia com que o aluno procurasse exemplos práticos e argumentasse seu ponto de vista sobre as burocracias que atrasavam as nossas vidas.

Eu passei no vestibular, começaram as aulas e, junto com elas, as greves e todos os protestos do movimento estudantil. Tanto na USP quando na PUC-SP, ambas faculdades nas quais eu estudava. À princípio era divertido e, como tudo era novidade, eu participei de alguns deles. Mais por curiosidade do que por acreditar em qualquer coisa que estava sendo defendida, é preciso confessar. Passou-se o primeiro ano, mais greves e movimentações sociais e, para falar a verdade, já não via muito sentido em tudo aquilo. Não pelas causas, que eu passei a respeitar, mas pelo resultado prático do mesmo: no fim das contas, as conquistas eram pequenas e os prejuízos sociais e pessoais muito maiores.

Esse ano já enfrentei uma greve de funcionários na USP, que teve impactos significativos na rotina dos estudantes. Agora, acabei de sair do telefone no Ministério do Trabalho e os funcionários responsáveis pelo Registro de Jornalistas, o Mtb, estão em greve desde abril. Duas greves que afetaram a minha rotina, meus planos de vida, minha carreira e a de muitos outros.

A greve é um direito do trabalhador e um importante instrumento de mobilização social, mas precisamos repensar a forma como elas estão configuradas. À partir do momento que se extendem por meses, corroendo os cofres públicos, causando transtornos na vida dos cidadãos, deveriam ser consideradas alternativas antes de se recorrer à greve. Uma delas poderia ser a paralização para manifestação ou o abaixo-assinado. 

A impressão que se tem atualmente é de que a greve, e unicamente ela, é tida pelos trabalhadores como forma de defesa de suas causas. Em decorrência disso, perde-se apoio popular e uma causa digna acaba sendo defendida por setores sociais cada vez menores. Talvez a greve tenha perdido credibilidade e, por isso mesmo, seja uma das catracas que atrasam a vida das pessoas. Antes ela pudesse voltar a ser um instrumento democrático, ao invés de ser vista como um direito banalizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br