Páginas

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Reflexões sobre a Comunicação

É uma questão filosófica, que remonta à Grécia Antiga e se estende na história, se aquilo que dizemos consegue ser interpretado da maneira como pretendemos que seja. Alguns dizem que o significado de qualquer mensagem é atribuído por quem a produz e, portanto, a interpretação feita por quem a lê, escuta ou assiste será sempre a mesma. Para outros, o significado está na forma como cada pessoa, ao receber essa mensagem, interpreta as palavras e imagens de acordo com a sua experiência, conhecimento de mundo, sua subjetividade.

A verdade é que, por mais conscientes que sejamos da linguagem e dos usos que fazemos dela, a reação advinda do Outro envolvido é sempre inusitada. Em termos lingüísticos, não só a mensagem carrega em si os significados atribuídos pelo falante ou escritor, como também faz parte do processo de significação e comunicação o ouvinte ou leitor interpretá-las e ressignificá-las.

E, por mais que tenhamos intenções nitidamente expressas e marcadas, nem sempre atingimos os objetivos a que nos propomos quando o assunto é a comunicação. Talvez porque falte pensar em uma três variáveis: organização, público ou conteúdo.

Agora, a parte importante: independente dos significados, ninguém consegue ficar quieto. E, invariavelmente, é pego de surpresa por uma abelha xereta que espeta o seu ferrão calhorda na pobre da campainha.

Bem vindos bocudos, comunicólogos, linguistas, incompreendidos, descompreendidos, reis da significação e da comunicação. Este é para ser um espaço de reflexão sobre a comunicação, a falta e o excesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br