Páginas

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Para sempre serei seu fã!

"O amor nos tempos do cólera", de Gabriel Garcia Marques, e "O planalto e a estepe", de Pepetela tem em comum personagens masculinos na espera ou busca pela realização de um amor juvenil antigo. Apesar da passagem do tempo e das inúmeras experiências sexuais e emocionais paliativas que fazem parte dessa espera pelo amor verdadeiro, o romance e a sensualidade transbordam quando os casais se reencontram.

No caso de "O amor no tempos do cólera", Florentino Ariza precisa declarar-se e conquistar do amor de Fermina Daza, tornando-se primeiramente seu amigo e confidente. Separados na juventude pelo casamento de Fermina com o médico Juvenal Urbino, Florentino passou o resto de sua vida tendo casos frívolos e amores temporários, todos registrados em seu livro de recordações. Com a morte do médico, Florentino reconquista paulatinamente Fermina.

Em "O planalto e a estepe", Júlio é um jovem revolucionário enviado para estudar na Rússia comunista, a fim de assumir um posto de comando do partido revolucionário de independência de Angola. Sarangerel é uma jovem mongol que também busca um diploma universitário no país comunista. Em meio à toda a propagando internacionalista do comunismo, ambos se apaixonam. Separados por motivos políticos, quase 30 anos depois,  cabe a Júlio buscar reencontrar com seu grande amor e reconquistá-la. Um romance que discute as ideologias e utopias, práticas e discursos, que informam uma vida em sociedade e podem alterar uma vida a dois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br