Páginas

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Blogosfera em alta

Uma Thurman é o estereotipo da mãe hippie, feminista e descontente, no filme "Uma mãe em apuros". Ela é também a  autora de um blog sobre o cotidiano sacal e vazio de uma dona de casa amargurada por não ter um trabalho. Antes uma escritora promissora, a maternidade acaba tomando conta de todo seu tempo e energias, mudando seus planos de vida. 

Este texto não é sobre os agouros da maternidade, mas é sobre a blogosfera e a forma como ela está aparecendo nos diferentes meios de comunicação. Dr. House, outro dia mesmo, estava tratando uma paciente blogueira e os textos foram parte da solução do problema médico. Julie & Julia é uma adaptação de um conjunto de textos publicados primeiramente em um blog, mostrando o dia-a-dia de uma atendente de telemarketing que cozinha todas as receitas do famoso livro de Julia Childs.

Essas representações da "vida virtual" parecem indicar que a tecnologia e a internet permitem a publicação de uma variedade de informações, projetos e textos, tornando-se a cada dia mais uma parte importante do cotidiano.  Discutíamos alguns anos atrás na aula de Sistemas da Comunicação Brasileira,  sobre a configuração da blogosfera como um espaço mais democrático e, consequentemente, mais rico de distribuição de informações.  As revistas e os jornais, nessa história toda,  deveriam se tornar mais interpretativos e argumentativos, com projetos gráficos inovadores, usando novos recursos para estabelecer outra relação com o seu público leitor, tornando-se mais interativos.

 A verdade nua e crua é que  gente só lê, de verdade, o que nos interessa. Se você já leu a notícia na internet, porque relê-la no jornal? Só se houver algo novo e surpreendente, não? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br