sexta-feira, 21 de maio de 2010
Outras visões do feminino
Em um outro post, eu falava sobre a representação do mundo feminino no filme Sex and The City 2. Continuando no mesmo tópico, gostaria de comentar o filme Caramelo, uma produção franco-libanesa premiada no Festival de Cannes em 2007.
A história se passa em Beirute, no cabeleireiro Sibelle, onde três amigas trabalham juntas. A personagem principal, Layale, é depiladora e manicure. A cera para depilação libanesa é feita com caramelo, de onde é dado o título do filme. Participam da história, também, mais três clientes do salão: uma mãe divorciada cliente do salão, uma vizinha costureira e sua mãe. As mulheres unem-se para conversar sobre amor, paixão e outros problemas, criando uma forte amizade.
Entre namoros proibidos, paqueras e casamentos, as personagens recompõe aspectos culturais da vida no Líbano, como a necessidade de casar virgem ou a obediência aos pais. Ao contrário da visão ilusiória de Sex and The City, em Caramelo há um esforço para retratar dramas e crises reais. O filme discute, assim, um lado mais humano e dá um panorama concreto dos hábitos e questões de diferentes gerações. Questões que, em essência, são independentes de cultura ou crença e fazem parte da vida de qualquer uma.
Para quem está atrás de algo do gênero, vale a pena alugar o filme. Ainda mais nessas noites de frio de São Paulo...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário