Páginas

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Tem Babado Novo na Jogada

Fofoca pura, sabe como é? Aquele momento do dia em que todos se postam à frente da janela (da casa ou do computador) para escarafunchar a vida alheia, nutrir-se de material e sair comentando mundo afora. Um serviço jornalístico da pior espécie, gentilmente exercido por revistas como "Caras" e "Tititi", além do site "Glamourama" (aliás, o glamour perde total o sentido depois desse novo significado atribuído) e membros de cidades pequenas com tempo de sobra para ficar à paisana.

Um desserviço social porque parte do pressuposto que todos querem e devem saber da vida alheia, nos mínimos detalhes. Aqui no cantinho a gente pode cochichar: pressuposto esse que é mais certo do que um e um são dois. Nós, bocudos e comunicólogos, adoramos qualquer coisa que possa nos valer algo: risadas, textos, pautas, fotos. E vida alheia é sempre uma coisa vendável, consumível como informação.

Afinal, e isso serve para qualquer um, o conhecimento é emancipador: quando nada mais pára em pé, pelo menos ele diverte; quando a sociedade é um espetáculo, todo mundo tem seus minutinhos de fama. Quer coisa melhor do que saber quem ficou com quem no feriado, quem faz o quê depois da faculdade? Ou então comentar, en passant, da vida pessoal do ator x com seu cabeleireiro? Fala sério e põe na roda. Pode ser no orkut ou no facebook também, sem problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br